Bélgica, Parques temáticos

Mini-Europe: ver a Europa toda numa só tarde

4 Junho, 2013

O Mini-Europe não é um parque de diversões. Nem um museu. O Mini-Europe é um parque temático onde se pode ficar a conhecer os principais símbolos arquitectónicos de diversas cidades europeias, através de pequenas mas detalhadas construções. Com a vantagem de ser ao ar livre (apesar de em Bruxelas o sol estar muitas vezes escondido num céu triste e nublado).

O conceito faz lembrar o “nosso” Portugal dos Pequenitos em Coimbra, mas este tem a dimensão europeia e é em Bruxelas, Bélgica.

mini-europe parque bruxelas

mini-europe big ben

 

Todos os modelos (e são mais de 300) estão construídos à escala de 1:25 e podemos circular à sua volta. Em alguns deles os miúdos podem interagir: espreitar, puxar alavancas para fazer mover a água ou fazer “explodir” um vulcão.

Existem réplicas dos mais conhecidos monumentos, por exemplo o Big Ben, a Torre Eiffel ou a Torre de Pisa, mas também a recriação dos canais de Veneza ou Amesterdão e é impressionante o cuidado com os pormenores nas pessoas, carros ou barcos representados. De Portugal, os miúdos reconheceram a Torre de Belém, o Oceanário de Lisboa e o Castelo de Guimarães.

No Mini-Europe há ainda um espaço interior reservado a jogos multimédia interactivos e apesar das crianças provavelmente não entenderem a língua em que estão a ser dadas as instruções, pular e rir é sempre divertido e continua a ser uma linguagem universal!

mini-europe replicas

ini-europe cidade miniatura

O parque temático Mini-Europe fica na parte norte da cidade de Bruxelas e é fácil chegar de transportes públicos. Nós fomos de metro e apesar de quando saímos da estação pensarmos que nos tinhamos enganado na saída, pois não vimos qualquer indicação para o parque (a zona até parecia um pouco deserta), depressa percebemos que só precisávamos de andar mais alguns metros para lá chegar.

O Atomium é mesmo ali ao lado, ou melhor, é mesmo por cima e há um bilhete conjunto para as duas visitas.

mini-europe miniaturas

mini-europe arco triunfo

Dentro do parque há um restaurante mas nós almoçámos num outro, antes mesmo de entrar. A comida não era a mais típica (era fast food, para ser mais precisa!) mas o ambiente era engraçado (os miúdos gostaram dos balões oferecidos). E ainda da vista para um carrossel que teimava em rodar – mesmo estando completamente vazio – que se encontrava mesmo à porta do restaurante.

No fim, ficámos com a sensação de que a visita ao Mini-Europe nos “abriu o apetite” para futuras deslocações reais aos locais retratados e até aproveitámos a oportunidade para aprofundar conhecimentos de geografia e brincar com isso.

mini-europe miudos

Normalmente quando se pensa em Bruxelas, pensa-se de imediato numa cidade cinzenta, focada nas grandes decisões europeias e com pouco interesse para os visitantes.

Depois de lá ter ido com os miúdos, fiquei mesmo surpreendida com algumas das coisas que encontrámos e que se revelaram bastante agradáveis para passar uns dias em família: entre eles os famosos e deliciosos waffles e o Centro Belga de Banda Desenhada.

Outros parques temáticos para visitar na Europa:

Estúdios Harry Potter, em Londres – Inglaterra

Parque Ásterix, em Paris – França

****

Estamos no facebook e instagram

AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO

Please wait…

RelatedPost

Quero Comentar

Na imprensa

Logótipo do suplemento Fugas do Jornal Público
Logótipo da revista I Like This
Logótipo da revista Calm
Logótipo da revista Sábado
Logótipo da Sapo Viagens
Logótipo da revista Pais & Filhos
Logótipo da revista lux women
Logótipo da revista UP