Bélgica, Do Santo António ao Midsummer

Domingo de chuva em Gent

19 Junho, 2013

IMG_0339

Pois, chuva…

Depois de um lindo dia de praia em San Sebastián, de vento e nuvens em Paris, em Gent na Bélgica, encontrei chuva miudinha quase todo o dia.

E o que fiz num domingo de chuva em Gent? Quase nada! “Relax day” para variar …

Saltitei de café em café e provei a famosa “applestrudel” (folhado com pedaços de maçã, passas, nozes e canela – servido quente – achei deliciosamente bom!) e as “noses of Gent”  (doce em forma de gota feito de frutos vermelhos e açucar, espesso por fora e macio por dentro – fiquei sem grande opinião, nem positiva nem negativa).

IMG_0331

IMG_0375

IMG_0414

E depois aproveitei os poucos momentos sem chuva para passear entre os canais, as pontes e as bicicletas – acho que é a partir daqui para cima (geograficamente falando) que a bicicleta se assume como um meio de transporte privilegiado para toda a família. Já as vi de diversas formas: com reboques atrás, assentos de bebé à frente e atrás ou uma grande caixa de madeira à frente a transportar sorridentes crianças ou mesmo bebés de meses adormecidos.

IMG_0333

IMG_0451

As horas foram passando e eu declaro-me desde já fã incondicional de todas aquelas pessoas que vi passar e que não se deixaram intimidar pela chuva (não têm outra solução, não é?) e por lá continuaram na sua rotina, a andar de bicicleta, a exibir sandálias e calções ou a passear entre as lojas que por aqueles dias estavam envoltas no evento Braderie Brabantdam – barracas montadas no passeio em frente às lojas com artigos em saldo, música e insufláveis na rua, horários alargados e vinho servido nas lojas.

IMG_0332

IMG_0344

Gostava também de deixar o meu elogio à simplicidade dos belgas com quem me cruzei. À pergunta “Do you speak english?” responderam sempre “A little bit”, mas era pura modéstia pois falavam perfeitamente inglês.

Outra coisa, de todas as vezes que pedi pão ou bolos em cafés reparei que foram sempre servidos com a mão do funcionário/a, não usando qualquer tipo de utensílio ou luva para lhes pegar. O que me levou a pensar se serão eles demasiado práticos ou nós, portugueses, demasiado complicados.

E o que há mais para escrever sobre um domingo de chuva? Pois, quase nada!

IMG_0384

IMG_0431

IMG_0483

IMG_0474

Fico então com a sensação de ter descoberto uma cidade muito bonita e tranquila mas também com uma séria preocupação em mente: se isto continuar a piorar nesta proporção – quanto mais subo, pior está o tempo – será que vou encontrar neve e graus negativos na Suécia?  😉

AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO

Please wait…

Quero Comentar

Na imprensa

Logótipo do suplemento Fugas do Jornal Público
Logótipo da revista I Like This
Logótipo da revista Calm
Logótipo da revista Sábado
Logótipo da Sapo Viagens
Logótipo da revista Pais & Filhos
Logótipo da revista lux women
Logótipo da revista UP