Londres tem muitos símbolos conhecidos e utilizados até à exaustão por esse mundo fora, e claro, muitos dos que chegam à cidade ficam extasiados com a sua tão próxima e constante presença.
Eu era adolescente quando fui pela última vez a Londres (o tempo passa rápido demais, não é?…) numa viagem em família e agora é a minha vez de apresentar esta grande capital europeia aos meus filhos.
Na memória ainda retinha a cor vermelha dos autocarros e a altivez do Big Ben. Mas 20 anos depois, sei que tudo é diferente. A cidade está outra, eu sou outra… E agora ainda tenho os olhos dos meus dois jovens viajantes para completar todo o enquadramento.
Confesso que para esta visita fiz, deliberadamente, muito pouca pesquisa numa tentativa de conseguir ser surpreendida durante a nossa estadia. E a que fiz, recaía invariavelmente nos percursos e nos locais imperdíveis do costume.
Como também sempre faço em viagem, tentei ver e fazer um bocadinho de tudo, procurei uma perspectiva da vida “real” e fui intercalando os diversos interesses pessoais de cada membro da família presente.
Claro que passámos nos incontornáveis Buckingham Palace e Big Ben, mas não entrámos na Madame Tussauds, nem na London Eye, por exemplo. Em vez disso, vimos e fomos a outros locais que nos deram – quero acreditar – uma perspectiva um pouco diferente desta enorme metrópole turística.
Decidi então partilhar aqui a nossa visita a Londres em três temas principais e não na habitual cronologia de acontecimentos. Na verdade, acaba por ser mais uma lista pessoal de interesses do que propriamente uma “ficha técnica” de visita à cidade.
Mas penso que assim pode retratar mais facilmente o tipo de experiências por que passámos e até ser mais útil a quem está a planear uma visita à cidade. E é esse o resumo que a seguir apresento.
- SITUAÇÕES
Estacionar – descontraidamente – onde é proibido (duas linhas amarelas significam que não se pode estacionar), paragens de autocarros viradas ao contrário ou passeios onde não se pode fumar captaram a nossa atenção e olhar.
- LUGARES
A loja da M&M’s superou todas as expectativas. Nunca me passaria pela cabeça que uma marca de chocolates conseguisse encher quatro pisos (??) de roupa, malas, bonés, porta-chaves, brinquedos… e claro muitas bolinhas de chocolate colorido (vendidas ao peso), num ambiente muito divertido e agitado (a música da loja ouvia-se a muitos metros de distância).
Fiquei a saber também que afinal no mais que famoso Harrods não se vende só a roupa, os perfumes e a tecnologia mais cara e moderna que existe. Pois é, a praça de alimentação desta luxuosa loja conseguiu surpreender-me.
Pela decoração da sala mas também pela apresentação e variedade de alimentos à disposição: tem pratos de várias partes do globo, servidos a peso e em caixinhas transparentes. O difícil é escolher!
O St Mary’s Hospital é o hospital que todos falam em Londres. Lá nasceu o Príncipe George em Julho e nós estivemos à porta (mas já sem todo o aparato mediático).
- TRANSPORTES
O Gonçalo avisou logo no dia que chegámos que “ir a Londres e não andar de autocarro de dois andares é como ir a Roma e não ver o Papa”. Experimentámos assim este autocarro e claro, lá em cima e nos primeiros lugares da frente, excepto o próprio Gonçalo que acabou por preferru o andar de baixo…
O metro é outro meio de transporte muito utilizado pelos londrinos e pelos turistas. Algumas estações são apertadinhas (o metro fica mesmo, mesmo encostado à parede) e mudar de estação é quase como fazer um percurso labiríntico.
Para completar a ronda pelos transportes públicos também experimentámos o táxi. Todos têm um assento comprido e outros dois mais pequenos e dobráveis, de costas para o condutor. Existe um vidro a separar condutor e passageiros e alguns até têm televisão!
* Com este post encerro a nossa viagem Estocolmo-Londres. Seis países e 2.500 quilómetros depois de deixar a capital da Suécia, eu e os meus dois filhos estamos “mais crescidos” e sem dúvida muito mais “ricos”. A nossa road trip de estreia dará assunto para vários meses!…
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO
2 Comentários
Parabéns pelo excelente blog! Que belissimas aventuras e experiências 🙂 Adoro o novo layout! Abraço <3
Obrigada pela visita 🙂 Beijinhos