Eu e a minha família ainda fizémos pouco geocaching, mas já é uma actividade que faz parte da minha lista de favoritos e é recurso habitual quando os miúdos me dizem que “aqui não há nada para fazer”. É perfeito para ficar a conhecer melhor uma região que ainda não se conhece mas também para ser turista na própria cidade e redescobrir alguns sítios mais esquecidos ou pouco explorados.
Passo a explicar: o geocaching é um jogo para ser realizado ao ar livre, difundido à escala mundial e em que o objectivo é, através da ajuda de um aparelho com ligação GPS, pistas e comentários de outros jogadores colocados na internet, encontrar uma cache escondida.
E uma cache pode ser uma daquelas pequeninas caixas cilíndricas que guardavam os rolos fotográficos – quem se lembra? – ou então caixas de plástico tipo tupperware. Lá dentro tem pedaços de papel onde as pessoas vão deixando mensagens ou apenas o nome e a data em que lá estiveram – algumas caixas maiores também têm pequenos presentes para serem trocados por outros de igual valor.
Podem estar escondidas atrás de placas de sinalização, debaixo de bancos, em cima de árvores, enfim…tudo o que a imaginação ditar.
A mais engraçada que já encontrámos estava bem dissimulada num poste de electricidade!
É uma actividade excelente para quem gosta de usufruir da natureza, de alguma aventura e de passar tempo em família (também pode ser realizado apenas por uma pessoa, claro, mas não tem metade da piada)! Está presente em quase todas as localidades do mundo e é adaptável a todas as idades (os meus adolescentes normalmente ficam encarregues da parte da tecnologia – eles gostam e eu agradeço!). Além disso, dá para praticar exercício físico, desenvolver a capacidade de observação e o trabalho em equipa.
Diz quem já faz disto uma rotina por onde passa, que é uma actividade viciante – em qualquer parte do mundo há sempre uma cache por perto para encontrar. Aliás, o grande desafio e recompensa do jogo, é mesmo e apenas isso: descobrir a caixa escondida. Até porque normalmente estas pequenas caixas são colocadas pelas pessoas que lá vivem e por isso os maiores conhecedores de bonitos recantos, histórias ou vistas lá do sítio.
Onde praticar: em qualquer parte do mundo
Preço: grátis
Mais informações:
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO
2 Comentários
Este é um tema que me interessa. Parabéns.
Obrigada pela visita Pedro.