Diário

As melhores viagens para 2014

5 Janeiro, 2014

Depois de me ter demorado nas minhas habituais retrospectivas do ano que já passou e nas decisivas resoluções para o ano novo, hoje decidi deixar-me perder com as sugestões da Lonely Planet no livro “Best in Travel 2014″ (sim, eu sou daquelas pessoas que ainda compra livros e revistas em papel). Estas sugestões podem muito bem servir como inspiração para os próximos meses.

Em 2013, durante as minhas passagens por diversos países europeus, aprendi bastante, fazendo de cada viagem uma experiência única e irrepetível. Entre as melhores memórias, não me irei esquecer que:

Andei de bicicleta em Barcelona, de montanha russa em Paris, de comboio a vapor no Sul de Inglaterra e nos típicos autocarro, metro e táxi em Londres. Fui de carro até à Suécia (e voltei, dois meses depois), descobri praias com seixos e outras com barracas de verga.  E atravessei o Canal da Mancha.

Dormi num avião parado, num ferry internacional, numa universidade fechada para férias e num comboio com camas. Visitei o parque Skansen em Estocolmo e o Tivoli em Copenhaga. Conheci Amesterdão e Gent em dias de chuva. Participei na Kulturnatten, no Santo António e no Midsummer.

Mas também não quero esquecer algumas das histórias mais inesperadas: um pneu furado, uma forte dor de costas ou um tornozelo inchado. Sim, também tive alguns momentos de grande cansaço e até algum desânimo, mas quero essencialmente lembrar-me da enorme satisfação e recompensas recebidas. Muitas vezes até vi magia. Nas pessoas. Nos lugares. Num lindíssimo pôr-do-sol. Ou num qualquer sorriso. É também por isto que viajo.

E tudo isto em família. Sempre de olhos bem arregalados, os sentidos muito despertos e o espírito ávido por conhecimento. E sempre que possível, de caderno e máquina fotográfica na mão!

Este ano quero ainda ir mais longe, quero fazer diferente e só espero continuar a contar com a vossa companhia! Mas por agora, vou continuar a passar os olhos por entre as sugestões de uma das grandes especialistas mundiais em viagens – a Lonely Planet, ela própria com uma grande história de dedicação, coragem e espírito de aventura iniciada com uma viagem à Austrália por um casal há mais de 40 anos.

Apesar de existirem outras tantas boas ideias, no ano em que todos falam do Brasil, deixo aqui dois TOP’s para 2014:

TOP 10 PAÍSES

  1. Brasil
  2.  Antártica
  3.  Escócia
  4.  Suécia
  5. Malaui
  6. México
  7. Seicheles
  8. Bélgica
  9. Macedónia
  10. Malásia

TOP 10 FAMÍLIA

  1. Dinamarca
  2. Tailândia
  3. Belize
  4. Kerala, Índia
  5. Nova Iorque, E.U.A.
  6. Havai
  7. Praga, República Checa
  8. Itália
  9. Islândia
  10. Lapónia

Qual é a vossa escolha?

AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO

Please wait…

Quero Comentar

Na imprensa

Logótipo do suplemento Fugas do Jornal Público
Logótipo da revista I Like This
Logótipo da revista Calm
Logótipo da revista Sábado
Logótipo da Sapo Viagens
Logótipo da revista Pais & Filhos
Logótipo da revista lux women
Logótipo da revista UP