- Escolher o destino
- Escolher as datas
- Marcar o hotel
- Marcar o transporte
Mas a verdade é que a mala, seja de porão ou apenas bagagem de mão, é uma peça fundamental na preparação das férias em família.
Já vou aconteceu voltarem a casa com metade da roupa sem ter sido usada durante as férias?… A mim já!
Ou já se esqueceram do que fazia mesmo falta?… Pois, a mim também!
Alguns anos (e muitas asneiras) depois, aprendi a ser cada vez mais prática e mais segura em relação àquilo que levo em viagem. E também a saber relativizar.
Agora já consigo fazer uma mala de viagem em poucos minutos. O que me continua a consumir mesmo muito tempo são as burocracias nos dias e nas horas que antecedem a partida. Há sempre coisas que é preciso preparar. Mas essas etapas, ainda não consegui abreviar:
- consultar médicos
- imprimir confirmações de voos e hotéis
- pesquisar sobre o destino
- lavar ou comprar o que é preciso mesmo levar
Em viagem, prefiro prescindir disto tudo para ter dias mais relaxados… mas isso é uma opção muito pessoal.
Claro que dependendo da época do ano, da duração, do tipo de férias e do destino há também as naturais adaptações a fazer ao guarda-roupa escolhido. Apesar de eu levar sempre um polar e um biquíni para todo o lado (uma mania muito minha)!
Mas o uso da máxima “menos é mais” é sempre uma vantagem. Eu descobri que consigo viver com muito menos do que imaginaria.
Por isso, deixo até um conselho: nas próximas férias em família experimentem tirar metade da roupa que tinham pensado levar na mala de viagem. E surpreendam-se (é que essa metade vai ser suficiente)! … 😉
A MALA DE VIAGEM : DICAS
MALAS COM RODINHAS
Facilita a locomoção. Nas viagens curtas, se possível, levar apenas uma mala pequena que cabe na cabine do avião, a chamada bagagem de mão. Poupa-se perder algum tempo na recolha de bagagem à chegada ou no pior dos cenários, evita-se até perder a mala de viagem.
MOCHILA PEQUENA
Para salvaguardar uma situação de atrasos e perdas (e nos casos em que não é de todo possível viajar apenas com bagagem de cabine), levo sempre uma pequena mochila com alguns produtos de higiene e uma muda de roupa. Pelo menos assim (em caso de qualquer imprevisto) asseguro sempre os meus objectos pessoais para a primeira noite.
BANHEIRAS, CARRINHOS, CADEIRINHAS
Estes objectos maiores e mais pesados são actualmente muitas vezes facultados pelos hotéis, restaurantes ou empresas de rent-a-car. Vale a pena perguntar a disponibilidade ou avaliar a possibilidade de alugar (ou até comprar) no destino em vez de levar desde casa.
ROUPAS PRÁTICAS
As roupas delicadas, que pedem muito ferro de engomar e têm demasiados botões, laços ou folhos devem ficar em casa pois além de travarem os movimentos, distraem, chamam a atenção e ocupam algum tempo na sua manutenção. Eu tento também levar sempre peças de fácil coordenação entre si, cores neutras e padrões simples.
ESTREIAS
Não é boa ideia usar sapatos novos ou roupa que não se experimentou. Os primeiros não estão “feitos” aos nossos pés e podem provocar bolhas ou algum desconforto e uma peça de roupa nova pode estar apertada, comprida… enfim, e em viagem não queremos estar preocupados com nada disto, certo?
PERDAS
Outra lição que já aprendi foi a de não levar aquilo que não estou disposta a perder. Ou seja, a minha camisola ou o jogo preferido dos miúdos devem ficar em casa se isso é causa de ansiedade ou foco de demasiada atenção. Claro que este último exemplo, requere alguma negociação ou uma responsabilização extra dos miúdos!
A MALA DE VIAGEM : LISTAS
ROUPA
- Calças
- Calções
- Camisolas
- T-shirts
- Roupa interior
- Pijama
- Fato de banho
- Écharpe
- Impermeável
HIGIENE
- Secador de cabelo (pequeno)
- Creme hidratante
- Champô e gel de banho (em frascos de viagem ou amostras)
- Escova e pasta de dentes
- Desodorizante
TECNOLOGIA
- Telemóvel (+ carregador)
- Máquina fotográfica (+ carregador, cartões e bateria extra)
SAÚDE
- Protector solar
- Medicamentos habituais
- Compressas e pensos rápidos
- Desinfectante (do tipo betadine)
- Anti- histamínico
- Paracetamol
- Hidratante para os lábios
- Soro fisiológico
- Repelente de insectos
- Pomada para picadas de insectos e queimaduras solares
Para além da mala de viagem, propriamente dita, recomendo também levar numa mochila pequena com:
- Muda de roupa
- Lenços de papel
- Toalhitas
- Boné
- Brinquedo / livro
- Jogo pequeno (exemplo: cartas, memos, damas com íman)
- Papel e caneta
- Pacotes de bolachas / sumos
Esta mochila servirá ainda para colocar mapas e guias, água ou a máquina fotográfica durante os passeios diários.
Duas regras muito importantes são ainda:
- Levar sempre os objectos de valor junto a nós e não na mala de viagem grande
- Guardar um espacinho para as coisas que acabamos por comprar no destino
E já sabem, em último recurso, em caso de esquecimento e se algo fizer realmente falta, há sempre a opção de se comprar no destino: lojas de roupa, farmácias, livrarias e supermercados existem por todo o lado!
Pela minha experiência, arrisco a dizer que estas compras serão mesmo as excepções, pois na grande maioria das vezes aprendemos rapidamente a viver com o que temos.
Devo confessar que os únicos objectos que confiro várias vezes se tenho comigo antes de fechar a porta de casa são os documentos, a carteira, o telemóvel e a máquina fotográfica. Tudo o resto é comprável no destino. 🙂
E uma última dica, mas a mais importante de todas: DIVIRTAM-SE!… MUITO!
****
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO
2 Comentários
Falta o desodorizante :-)))
ahahaha … bom reparo! 😉