Portugal, Visitar

Grutas de Mira de Aire: uma aventura subterrânea

2 Novembro, 2014

As grutas de Mira de Aire são as maiores grutas de Portugal e estão abertas ao público há mais de 40 anos (desde Agosto de 1974).

Já lá fomos mais do que uma vez, em diferentes idades dos miúdos. E de uma forma ou de outra, toda aquela grandiosidade natural não deixou nenhum de nós indiferente.

grutas de mira de aire

grutas de mira de aire

As grutas de Mira de Aire são mesmo um lugar com características muito raras e curiosas, numa zona de serra calcária onde não há rios à superfície.

As águas da chuva entranham-se no solo e em contacto com o calcário que vão encontrando, formam assim as várias formações da gruta.

Dos cerca de 11 km já descobertos só se visitam uns 600 metros, mas os trabalhos de reconhecimento ainda não terminaram e continuam a encontrar-se novas galerias com regularidade.

grutas de mira de aire

grutas de mira de aire

Acho que ir às grutas de Mira de Aire é um passeio bastante interessante para todos. Os meus miúdos ficaram fascinados principalmente por saber que íam para debaixo de terra, assim tipo exploradores!

Mas não se esqueçam que a visita não é aconselhável a crianças muito pequeninas, até porque não é possível levar carrinhos e existem muitas escadas (683 degraus, para ser completamente exacta).

grutas de mira de aire grutas de mira de aire

Apesar de um desnível de 110 metros desde a entrada, a visita às grutas de Mira de Aire é bem iluminada (existem cerca de 3.000 lâmpadas) e de temperatura agradável (estão sempre à volta dos 17 graus lá dentro, de Verão e de Inverno).

Além de ser também bem diversificada (existem várias salas, lagos e cores) e o guia que desce com os visitantes tenta interagir e puxar pela imaginação de todos. Assim aconteceu connosco!

Há a sala vermelha, a cara de uma senhora encostada à Península Ibérica ou o esparguete pendurado, por exemplo… E passado pouco tempo de lá estar, posso garantir que também começamos a dizer “Ah pois é!… E não é que parece mesmo!!”.

grutas de mira de aire grutas de mira de aire

Não se esqueçam que não se deve mexer nas formações rochosas.

Só de lembrar que as estalagmites (crescimento de baixo para cima) e as estalactites (crescimento de cima para baixo) demoram milhares de anos a crescer, dá que pensar ao olhar para todas aquelas magníficas formações.

A descida é de escadas mas a subida é feita de elevadorClaro que comer e ir à casa de banho só antes ou depois da visita, que dura cerca de uma hora (avisem a criançada).

Não sei se foi do prémio – as Grutas de Mira de Aire são consideradas uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal vencendo na categoria “grutas e cavernas” – mas a verdade é que notei bastante diferença entre a nossa primeira e esta mais recente visita.

grutas de mira de aire

grutas de mira de aire

Actualmente, além da entrada nas grutas de Mira de Aire há mais para ver e fazer por lá:

  • Moinho de Vento
  • Relógio de Sol
  • Animais
  • Restaurante
  • Alojamento
  • Parque Aquático

grutas de mira de aire

grutas de mira de aire

GRUTAS DE MIRA DE AIRE:

ACESSO: As Grutas de Mira de Aire ficam a cerca de 15 km de Fátima ou de Porto de Mós (tem sinalização durante o caminho) e a 110 km de Lisboa, Portugal. Existe um enorme parque de estacionamento gratuito

DICA: Depois da visita, ao sair à superfície novamente, avisam para seguirmos a linha azul pintada no chão até chegar ao parque de estacionamento mas é preciso ter alguma atenção pois a estrada é íngreme e movimentada

CURIOSIDADE: As Grutas de Mira de Aire estão abertas todos os dias e inicia-se uma nova visita 20 minutos depois da compra dos bilhetes, com quem lá estiver, nem que seja apenas uma pessoa

PREÇO (em nov. 2014):

  • Adulto –  6,40 euros
  • Criança (até aos 12 anos) – 3,70 euros
  • Bebé (até aos 5 anos) – grátis

****

OUTROS PASSEIOS EM FAMÍLIA NO OESTE DE PORTUGAL:

****

Estamos no facebookinstagram

AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO

Please wait…

RelatedPost

2 Comentários

  • Avatar
    Responder Débora 8 Maio, 2016 at 15:23

    Olá, Joana! Obrigada pelas dicas! Tenho duas dúvidas: qual a duração dos passeios dentro das grutas? E o que você recomenda: ir a Fátima ou às grutas primeiro? Obrigada!

    • Viajar em Família
      Responder Viajar em Família 9 Maio, 2016 at 20:08

      Olá Débora! Obrigada pela visita.
      Dentro das grutas, o passeio demora cerca de 1h mas lá fora há animais e outras coisas para explorar o que pode aumentar um pouco mais a visita.
      Eu sugeria visitar primeiro as grutas e depois ir a Fátima talvez porque de manhã as crianças estão mais activas e despertas e é mais fácil fazer com que elas subam e desçam todas aquelas escadas! E depois podem almoçar por Fátima. Espero ter ajudado. Tenham um bom passeio!

    Quero Comentar

    Na imprensa

    Logótipo do suplemento Fugas do Jornal Público
    Logótipo da revista I Like This
    Logótipo da revista Calm
    Logótipo da revista Sábado
    Logótipo da Sapo Viagens
    Logótipo da revista Pais & Filhos
    Logótipo da revista lux women
    Logótipo da revista UP