Portugal

Região Oeste em família: praias e visitas gratuitas

26 Abril, 2015

A Região Oeste de Portugal é uma das minhas zonas preferidas do país. Tenho muito boas recordações de alguns lugares e pessoas que fizeram parte da minha infância e agora, de vez em quando, gosto muito de percorrer esses mesmos lugares com os miúdos.

E no Oeste, não há monotonia possível! Porque há um bocadinho de tudo: praia e natureza à escolha, locais cheios de histórias para aprender, bom peixe, legumes fresquíssimos, fruta maravilhosa, pão que sabe mesmo a pão.

Além disso, como esta Região Oeste tem óptimos acessos e está perto de Lisboa, Leiria ou Santarém, acaba por ser um excelente refúgio para quem quer mudar de ares apenas por uns dias.

Sempre que possível prefiro locais ao ar livre ou fora dos mais badalados monumentos ou museus e para não me repetir, não vou agora escrever novamente sobre o Buddha Eden: o Jardim da Paz , nem sequer sobre as grutas de Mira De Aire (mas vão lá espreitar o que já está aqui no blog sobre esses dois passeios).

Ainda hei-de partilhar também outras atracções de bilhete pago na Região Oeste, mas por agora, fiz um pequeno resumo de alguns dos nossos passeios em família preferidos na região, onde se pode entrar, correr e brincar livremente sem pagar!

PRAIAS

NAZARÉ

Na época balnear o areal enche-se de pessoas, os lugares de estacionamento escasseiam e o mar normalmente é revolto por isso eu prefiro lá ir na meia estação quando se pode andar naquele enorme calçadão à vontade.

Comprar uns amendoins ou tremoços às senhoras que ainda usam as tradicionais sete saias e apregoam constantemente os quartos que têm para alugar ou, para quem goste, um peixe seco em cima de umas redes na areia.

Há muitos restaurantes com peixe fresquíssimo e não deixem de andar no elevador para apreciar a vista lá de cima, do Sítio da Nazaré, porque é simplesmente fantástica. Com sorte, até se podem cruzar com o surfista McNamara!

nazaré região oeste

nazare região oeste

nazare região oeste

SÃO MARTINHO DO PORTO

É uma baía e por isso o mar é sempre muito calmo e bonito, decorado com pequenos barcos. Durante o Verão há bastante animação: insufláveis na água, barraquinhas às riscas para alugar, um parque infantil de madeira em cima da areia, vendedores de bolas de berlim, actividades aquáticas.

Mas nestes dias fora da época balnear também gostamos de lá ir passear no calçadão ou na grande passadeira de madeira. Tem uma pista para bicicletas e skates que os miúdos gostam muito. Há vários restaurantes e pastelarias que servem refeições rápidas, gelados, crepes.

S. Martinho do Porto região oeste

sao martinho região oeste

sao martinho região oeste

VISITAS

ALDEIA TÍPICA DE JOSÉ FRANCO

Começou por ser um sonho de um jovem rapaz que em 1945 pensou em construir um museu vivo de barro, assim como um presépio gigante, representando costumes da sua infância.

Depois o espaço começou a crescer e hoje já ocupa uma grande área (ao ar livre) com a tal pequena aldeia feita de peças de barro em miniatura mas também algumas lojinhas que pretendem retratar algumas profissões antigas (sapateiro, costureira, barbeiro…).

Até tem uma réplica de uma sala de aula, onde os miúdos gostaram muito de ver as antigas secretárias. Tem também um parque infantil e várias bancas e adegas que vendem pãozinho quente e outras iguarias regionais. Há um enorme parque de estacionamento (não estacionem na berma da estrada). Fica na localidade de Sobreiro, perto de Mafra.

aldeia josé franco mafra região oeste

aldeia josé franco mafra região oeste

aldeia josé franco mafra região oeste

PARQUE D. CARLOS I

É um parque daqueles à antiga, criado em 1889 mas remodelado em 1948, com grandes portões de ferro. Onde mamãs, avós ou grupos de jovens aproveitam para passear, fazer caminhadas ou pequenos piqueniques, ao som dos pássaros e em cima da relva.

Já serviu de apoio ao hospital termal e ao casino de Caldas da Rainha. Agora tem vários courts de ténis, um café/restaurante, um parque infantil, um coreto, um lago, várias esculturas e até o Museu José Malhoa. E ainda muitas árvores e plantas, pombos, patos e peixinhos para quem quiser alimentar com o pão que sobrou lá de casa!

Mas há uma coisa que não prescindimos de fazer quando lá vamos no Verão: andar nos bonitos barcos a remos, até parece que voltámos dois séculos atrás! Este parque fica em frente à Estátua da Rainha, logo à entrada da cidade e está aberto todos os dias.

parque região oeste

parque caldas região oeste

parque caldas região oeste

Ainda na Região Oeste, outros passeios para fazer em família:

****

Visitem também o nosso facebook e instagram

AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO

Please wait…

RelatedPost

2 Comentários

  • Avatar
    Responder Maria 13 Junho, 2017 at 3:39

    Gosto do que escreve e é mto util.

  • Quero Comentar

    Na imprensa

    Logótipo do suplemento Fugas do Jornal Público
    Logótipo da revista I Like This
    Logótipo da revista Calm
    Logótipo da revista Sábado
    Logótipo da Sapo Viagens
    Logótipo da revista Pais & Filhos
    Logótipo da revista lux women
    Logótipo da revista UP