Dicas

Os benefícios do scrapbooking

16 Outubro, 2015

O melhor mesmo é começar por definir scrapbooking pois para mim também é um conceito recente.

scrapbooking viajar em familia

E tal como em outras palavras em inglês, não há uma tradução directa para português, até parece que perde a graça! Mas, então, em tradução literal um scrapbook será qualquer coisa como um “livro de recortes”.

scrapbooking viajar em familia

scrapbooking viajar em familia

Eu, que gosto muito de papel e de tudo que seja personalizado ou criativo, acho a ideia fantástica. Até porque funciona também como mais um pretexto para passarmos algumas horas em família, de construirmos em equipa algo com as próprias mãos, já que é uma actividade destinada a miúdos e graúdos.

Como envolve memórias e pedaços de momentos especiais, relaciona-se facilmente com as viagens pois no tal livro que construímos podemos colocar fotografias, escrever frases e até tratar bilhetes de comboio ou entradas em museus como verdadeiras relíquias. 🙂

scrapbooking viajar em familia

scrapbooking viajar em familia

É pois voltar um bocadinho aos tempos em que não existia internet, em que nós fazíamos recortes e colagens com papel, tesoura, cola – sim, esse tempo existiu, meninos e meninas do século XXI!… É voltar ao convívio, ao toque, à partilha, à valorização da construção física de um objecto.

scrapbooking viajar em familia

scrapbooking viajar em familia

Mas vou deixar-vos com as imagens e a descrição dos 5 Benefícios do Scrapbooking, compilados pela Casa d’Amendoeira, uma loja super criativa em Torres Vedras.

Surpreendam-se:

Os 5 Benefícios do Scrapbooking

4223

Scrapbooking é um hobby que beneficia muitos, especialmente as crianças e as mulheres. É divertido de fazer e que alimenta o nosso lado criativo. Permite um toque artístico na forma de guardar recordações e fotos. Adesivos, cola, canetas coloridas, papéis, cisalha e muitas outras ferramentas são usadas. Mas, para além disto, também é conhecido por ser um hobby que melhora a nossa saúde.

6a00d8358081ff69e201901e12f88e970b-800wi

Melhoria da Memória

O cérebro é um órgão poderoso. No entanto, sua capacidade diminui conforme envelhecemos. Com oscrapbooking, podemos impulsionar o suporte de memória. Olhar para as fotos estimula o cérebro para o reconhecimento. A lembrança de eventos passados ​​e o contar da história torna o cérebro mais activo. Como resultado, o scrapbookingexercita o cérebro, o que passa a ser benéfico para a nossa saúde global.

MainKit Static

Aumento da auto-estima

A forma como olhamos para nós próprios está relacionada com o que conquistámos na vida. Então, como pode um simples hobby comoscrapbooking aumentar a auto-estima? Para além da satisfação de criar algo criativo, permite aosscrappers recordar o que conseguiram atingir durante a sua vida . Recordações de êxitos e conquistas, tais como cartões de reconhecimento, rifas, prémios e muito, muito mais são geralmente a base para os scrapbooks.

6a00d8341cd26853ef01a73de9d10d970d-800wi

Sentimento de realização

Scrapbooking é divertido, mas leva o seu tempo para ser concluído. Mesmo com a ajuda de ferramentas como uma cisalha e uma série de outras ferramentas, é ainda preciso um empurrão para realizar a tarefa. Mesmo o uso de uma cisalha para cortar fotos envolve concentração e paciência. Portanto, quando terminamos sentimos a satisfação de ter concretizado um projeto a que nos propusemos.

5574

Relaxamento

Ao fazer um hobby como scrapbooking, a mente desvia-se do stress e tensão. Muitas pessoas, sobrecarregadas e sob stress, podem testemunhar que ficar ocupadas com projetos de scrapbook ajuda a reduzir a sua pressão arterial. Isso ocorre porque a mente só incide sobre a actividade actual, que é o recolhimento e produção de possibilidades criativas. Como efeito, a mente e os músculos relaxam, para além da alegria que surge pelo meio.

 Scrapbooking in a lady lair

Ponte de Comunicação

Algumas pessoas partilham a actividade descrapbooking com a família e às vezes até com pacientes, no caso dos idosos e dos doentes. Por exemplo, para aqueles que sofrem de doença de Alzheimer, o hobbypromove melhora significativa no humor, pressão arterial e saúde em geral. Contar a história por trás de cada objecto exposto numa página, permite-nos abrir o coração a outra pessoa, ajudando-nos a entender melhor uns aos outros.

Scrapbooking é uma actividade apreciada por muitos. E está a tornar-se um hobby da moda para crianças e adultos. Os efeitos benéficos para a saúde podem passar despercebidos por alguns, mas a satisfação é difícil negar.

E fiquem muito atentos aos próximos dias pois tenho surpresas para vos apresentar!

Quem é que já conhece o conceito e tem verdadeiras obras de arte em casa?

AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO

Please wait…

4 Comentários

  • Avatar
    Responder Marta Chan 2 Novembro, 2015 at 2:23

    Já conheço o conceito há muitos anos quando vivi nos estados unidos. Na verdade desde sempre fiz scrapbooking mas desconhecia o nome 🙂 adoro recortes, fita colas giras. Autocolantes, fotografias, imagens de revista, escrever com letras diferentes, enfim o mundo do papel seduz me demais.

    Vou dar uma olhadela nessa loja em torres, a avo do meu moço mora lá e por vezes vamos fazer uma visitinha. Beijinhos*

    • Viajar em Família
      Responder Viajar em Família 2 Novembro, 2015 at 13:11

      Olá Marta, que bom ver-te por aqui 🙂
      Pois, eu também gosto demais de papel e fitas e fotografias e autocolantes, não sabia era que esta técnica se chamava scrapbooking.
      Beijinho

  • Avatar
    Responder Andreia 24 Novembro, 2015 at 10:26

    Olá Joana,
    Eu não tenho muito jeito para os trabalhos manuais, mas vou fazer um scrapbook para recordar o primeiro ano da vida da minha filha (e se correr bem, outros scrpabooks virão ;)) e apesar de ainda não ter o livro, já tenho muitas páginas escritas que hei de copiar para lá e ilustrar com fotos e colar com washi tape. Vai ficar lindo <3!
    Descobri o teu blog hoje e adorei 🙂 já te adicionei à minha lista de blogs a ler porque daquilo que percebi dás ótimos conselhos 🙂 e gostei muito de saber que o scrapbooking tem assim tantos benefícios!

    Beijinhos

    • Viajar em Família
      Responder Viajar em Família 25 Novembro, 2015 at 11:46

      Muito obrigada pelas tuas simpáticas palavras. Boa sorte com esse scrapbook e quando estiver pronto gostava muito de ver…envias fotos depois?
      Entretanto vamos nos encontrando por aqui 🙂
      Beijinhos

    Quero Comentar

    Na imprensa

    Logótipo do suplemento Fugas do Jornal Público
    Logótipo da revista I Like This
    Logótipo da revista Calm
    Logótipo da revista Sábado
    Logótipo da Sapo Viagens
    Logótipo da revista Pais & Filhos
    Logótipo da revista lux women
    Logótipo da revista UP