Em 2016 existem 366 dias no calendário. E todos eles podem ser usados para viajar! Porque bem vistas as coisas, todos os dias são bons para nos deixarmos encantar, surpreender, conseguir ver o mundo com um olhar diferente que é realmente uma das capacidades mais especiais dos viajantes.
Bem vistas as coisas, todos os dias há motivos para celebrar, conhecer novos caminhos e pessoas, provar sabores até então desconhecidos. E eu acho que tudo isto é viajar, seja a 5 minutos de casa ou a 5 mil quilómetros de distância.
Mas para aquelas viagens em família, mais formais e longas, que precisam de algum planeamento, é importante ter em conta as outras várias disponibilidades.
O ano de 2016 é bissexto (são 366 dias), e se regressarem os 4 feriados anteriormente retirados às comemorações portuguesas, podemos então concluir que o próximo ano é muito rico em pontes ou fins-de-semana compridos, o que significa oportunidades / motivos /desculpas perfeitas para uns bons e revigorantes passeios em família. 🙂
Bem sei que para todos os que têm miúdos na escola o calendário escolar também entra no planeamento familiar, por isso deixo-vos o resumo das possibilidades de férias, para irem pensando onde e como podem ocupar os vossos próximos 366 dias!
Férias de Carnaval: 6 a 10 de Fevereiro
Férias da Páscoa: 19 de Março a 3 de Abril
Dia da Liberdade: 23 a 25 de Abril
Corpo de Deus: 26 a 29 de Maio
Férias de Verão: a partir de 4 de Junho
Dia de Portugal: 10 a 12 ou 13 (apenas para Lisboa) de Junho
Dia de São João (apenas para o Porto): 24 a 26 de Junho
Assunção de Nossa Senhora: 13 a 15 de Agosto
Implantação da República: 1 a 5 ou 5 a 9 de Outubro
Dia de Todos os Santos: 29 de Outubro a 1 de Novembro
Restauração da Independência: 1 a 4 de Dezembro
Dia da Imaculada Conceição: 8 a 11 de Dezembro
E depois de conhecer as possibilidades para 2016, coloca-se a questão: para onde ir? qual o melhor destino para visitar com os miúdos? onde é seguro, há boa qualidade-preço e muitas coisas para descobrir?…Esta é uma conversa que irei certamente retomar aqui mais tarde, mas por agora saibam que a minha decisão está tomada.
O ano de 2016 é um ano muito especial para mim e quero conhecer lugares que ainda não conheço. Assim mesmo no plural, como se fosse uma pequena adaptação pessoal do famoso conselho de Dalai Lama:
“Pelo menos uma vez por ano, vá a algum lugar onde nunca esteve antes”
Do que já conheço, sabem como gosto da Europa, especialmente da Escandinávia – já estive várias vezes em Copenhaga (Dinamarca) e em Estocolmo (Suécia) – e do Brasil. Sim, parece uma enorme contradição. Eu sei. São duas zonas do globo completamente opostas em paisagem, estilo de vida, clima, alimentação…enfim, não sei explicar mas é mesmo assim!
Gosto muito destes lugares e pronto, sem mais explicações lógicas e racionais para atrapalhar. Mas são mesmo destes dois pontos mundiais que me lembro imediatamente, sempre que me perguntam sugestões para viajar em família no estrangeiro.
Claro que também não prescindo de passear por Portugal, sendo a Região Oeste a minha favorita. E para isso qualquer dia ou dois é suficiente para descobrir ou revisitar algo interessante aqui bem pertinho de casa.
O que nunca me esqueço e sempre tentei incutir nos meus filhos é que o mais importante é manter a disponibilidade, o olhar curioso, a mente criativa e desta forma, inevitavelmente várias soluções logo surgem.
Como é que funciona com vocês? O que pensam fazer com as oportunidades dos próximos 366 dias? Para onde pensam viajar?
Deixem-me aqui nos comentários, as vossas ideias, dúvidas ou sugestões.
E tenham um 2016 cheio cheio de saúde, união, partilha e felicidade!
****
Estamos no facebook e instagram
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO
2 Comentários
Feliz 2016 Joaninha, com muitas viagens!!!
Bjs
Sunny November
Obrigada Cláudia! Vou fazer por isso 🙂