Sim, existem muitas coisas grátis para fazer com a família em Londres. A oferta comercial e cultural da cidade é enorme, mas dependendo das opções, uma visita à capital de Inglaterra pode facilmente tornar-se numa viagem dispendiosa.
Há muitas atracções com bilhete pago, mas há também uma lista de coisas grátis para fazer com a família em Londres. E que nos ajudam igualmente a usufruir da cidade. É isso mesmo que vos vou agora mostrar, em 8 divertidas sugestões. A partir daqui é só escolher!
1. ASSISTIR A UM EVENTO NO MUSEU DA CIÊNCIA
Existem vários museus com entrada gratuita na cidade, mas um dos mais interessantes para ir com os miúdos é sem dúvida o Museu da Ciência.
Os vários andares de exposições e a enorme interactividade sempre presente, conseguem entreter todos por longas horas. Além disso, tem diariamente uma agenda recheada de actividades gratuitas adequadas ao público mais jovem, basta pesquisar na net antes de ir ou perguntar à entrada o local e o horário em que decorrem.
2. SUBIR ÀS COSTAS DE UM LEÃO
É uma das principais e mais movimentadas praças do centro da cidade – a Trafalguar Square. Está normalmente cheia de pessoas que aproveitam para brincar e comer por ali. Mas a grande atracção para os miúdos é, sem dúvida, subir a uma das quatro estátuas de leão.
Devo avisar que para lá conseguir chegar acima é preciso muita flexibilidade, pois não há quaisquer escadas para subir. O que incrivelmente não parece suficiente para afastar os jovens e até os menos jovens!
3. EMPURRAR AS MALAS DO HARRY POTTER
Na estação de King’s Cross é fácil entrar no mundo de fantasia do Harry Potter. Quer sejamos fãs ou não da história e das personagens, acho que vale a pena lá ir espreitar. Nem que seja só para assistir à representação – muito interactiva e divertida – do animador de serviço.
Há até cachecóis para ajudar a “entrar na história” e colorir a fotografia que pretende representar a cena onde Potter atravessa a parede da plataforma 9 3/4, empurrando um carrinho com malas. No dia em que lá estivemos, apesar da fila de espera, foi difícil resistir a tanta boa disposição.
4. FAZER UM PIQUENIQUE (E NO VERÃO, TOMAR BANHO NUM REPUXO)
Qualquer pedacinho de relva ou raio de sol mais quente, são suficientes para estender a toalha e começar a desfrutar de uma refeição ao ar livre em pleno centro da cidade. À falta da relva, do sol e da toalha, qualquer degrau também serve para fazer o tal piquenique!
À hora de almoço, é normal encontrar muitas pessoas de fato e gravata a comer na rua, que aproveitam a folga para apanhar ar fresco. Todos os supermercados e cafés preparam comida e bebidas convenientemente embaladas to go (ou seja, para levar).
Se a temperatura assim o permitir, num dos parques ou praças da cidade, também dá para tomar banho num repuxo e as crianças mais desinibidas vão, de certeza, adorar a experiência. Será das coisas grátis para fazer com a família em Londres mais inesquecíveis!
5. FAZER UMA CORRIDA
Já sabemos como são os miúdos, não gostam de estar fechados muito tempo no mesmo sítio. Solução? Dar-lhes espaço e tempo para correrem, saltarem, caírem, levantarem-se, correrem novamente…
Os vários, grandes e bonitos, parques espalhados pela cidade podem então ser uma boa opção para gastar as energias acumuladas. Nem a chuva os deverá impedir de descobrirem algumas novas acrobacias (cuidado apenas com as poças de água!).
6. TIRAR UMA FOTO COM UM GUARDA
Há vários guardas nas ruas, que em regra disponibilizam-se para ser fotografados com os visitantes que queiram colocar-se ao seu lado e registar o momento. É normal formar-se uma pequena fila para esta experiência tão londrina e uma das coisas grátis para fazer com a família em Londres que não devem deixar de fazer.
Mas atenção: não se pode tocar nem nos acessórios nem na pessoa e não se espere sorrisos, pois eles têm uma postura real a manter, claro!
7. DESCOBRIR PARA ONDE SE DEVE OLHAR
Parece fácil mas não é!
Até sabemos que em Inglaterra se conduz do lado contrário ao nosso (português) e por consequência, estamos preparados para esperar que os carros surjam do lado contrário ao que estamos habituados.
Mas não deixei de reparar que em qualquer cruzamento é impressionante (e até embaraçoso!) o número de vezes que viramos a cabeça para nos certificarmos que podemos atravessar em segurança.
Apesar dos constantes avisos bem legíveis, escritos a tinta branca no chão, acho que é incontrolável a tentação de repetir o gesto de segurança antes de atravessar a estrada. Experimentem e depois digam-me como correu convosco!
8. PASSEAR À NOITE, ENTRE O CONVENT GARDEN E PICCADILLY CIRCUS
Mesmo depois de anoitecer, muitos turistas e locais procuram esta zona trendy da cidade.
O Convent Garden é um mercado antigo recuperado com lojas pequenas e alternativas, mas ladeado por enormes lojas de grandes marcas internacionais. Piccadilly Circus é uma praça bastante movimentada de Londres, rodeada por prédios com os famosos painéis publicitários de néon.
Milhares de pessoas na rua (principalmente, nas agradáveis noites de Verão) enchem lojas, teatros, cinemas e restaurantes ali da zona. Homens-estátua, muitas luzes e sons são então motivos de entretenimento ou descoberta para a família inteira.
Este é certamente um passeio muito agradável. Uma das coisas grátis para fazer com a família em Londres, com um ambiente de festa difícil de esquecer.
****
Estamos no facebook e instagram
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO