Numa próxima visita ao Oeste, experimentem entrar de charrete em Óbidos.
É uma forma original de visitar ou revisitar aquele lugar encantador, completamente cercado por um dos mais bem preservados Castelos de Portugal.
Sei bem como é fácil ficar deslumbrado com tanta beleza e detalhes históricos, que se mantêm intactos ao longo de tantos séculos, assim salpicados em cada esquina.
Sei como é delicioso descobrir as ruas estreitas e labirínticas, as flores a colorir as paredes brancas, as incríveis livrarias originais, o artesanato, a ginjinha em copo de chocolate.
E sei como é bom fazer esta viagem no tempo de uma forma completamente única. Por isso, mesmo que já tenham estado dentro das muralhas, sugiro que de uma próxima vez, façam um passeio de charrete em Óbidos.
Com o Oceano Atlântico tão próximo, a primeira ocupação do lugar terá sido na pré-história e ao longo dos anos, diversos povos terão passado por ali: Lusitanos, Romanos, Visigodos, Muçulmanos. E assim ficou! Agora, com as comodidades modernas, mas continua a parecer parado no tempo.
Ali é fácil sentirmo-nos verdadeiros reis, rainhas, príncipes ou princesas.
Quanto aos passeios de charrete em Óbidos, saibam que existem vários percursos disponíveis, dentro e fora das muralhas.
Mas aquele que entra pela Porta da Vila (com uma bonita capela-oratório revestida com azulejos do século XVIII), percorre as ruas feitas de calçada e faz uma paragem em frente à igreja de Santa Maria, é o meu preferido. O mais mágico de todos.
E agora uma curiosidade, sabiam que Óbidos foi referenciado por Camões nos Lusíadas? Pois é verdade, foi mesmo!
Actualmente, o Castelo de Óbidos é também uma das 7 Maravilhas de Portugal e em conjunto com a parte urbana da Vila está classificado como Monumento Nacional.
É pois um excelente pretexto para fazer um roteiro em família pelas redondezas.
E se gostarem do Centro de Portugal, motivos para lá irem é coisa que nunca falta. 🙂
CHARRETE EM ÓBIDOS
Óbidos, Portugal
(a uma hora de distância desde Lisboa)
As charretes estão no parque de estacionamento (ao lado do posto de turismo) e podem levar até 5 pessoas.
A aparência das charretes, cavalos e cocheiro é cuidada (durante o percurso, há muitas histórias interessantes que se ficam a conhecer).
BILHETES
Desde 25 €
(existem diferentes empresas, percursos e configurações de charretes)
HORÁRIO
Todo o ano, dependendo das condições climatéricas
DURAÇÃO DA VISITA
Reservem entre 30 a 60 minutos
DICA
Evitem fazer estes percursos de charrete em Óbidos durante as festas e festivais que invadem a Vila várias vezes ao ano: chocolate, medieval, literatura ou Natal.
****
Este é um meio de transporte diferente que encanta os miúdos e os mais crescidos!
****
Estamos no facebook e instagram
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO
2 Comentários
É de visitar!! Óbidos é lindo, todo o concelho apresenta lugares a serem vistos e apreciados. Família, vamos a Óbidos este fim de semana???
É isso mesmo Carla!… Obrigada pelo carinho 🙂