Fomos conhecer as Linhas de Torres em Torres Vedras.
Para aumentar o nível de divertimento, fomos em veículo todo-o-terreno UMM da Rotas do Oeste e ficámos completamente encantados – e empoeirados também!!… mas isso são apenas danos colaterais da aventura!…
A verdade é que já passámos centenas de vezes pela A8, perto da saída de Torres Vedras, já ouvimos falar outras tantas vezes das Linhas de Torres mas nunca tínhamos realmente imaginado o que andávamos a perder!
Os miúdos deliraram andar num veículo todo-o-terreno descapotável a subir e descer serras, gostaram de saber alguns segredos e truques utilizados pelas nossas tropas para comunicar e claro, de ver com os próprios olhos aquilo que aprenderam na escola.
Devo dizer que pelo caminho na nossa descoberta das Linhas de Torres, existiram vários momentos de perfeito espanto. A paisagem é de cortar a respiração e os Fortes são fantásticos, lá viveram até 500 pessoas e lá arranjaram formas muito inteligentes de se defenderem do inimigo.
Segundo o Pedro da Rotas do Oeste, se há 200 anos as tropas de Napoleão não tivessem sido travadas aqui, havia uma grande possibilidade de estarmos agora todos a falar francês ou outra língua qualquer, nunca saberemos… e mesmo com brincadeiras à parte, há uma certeza, as fronteiras da Europa não seriam como as conhecemos.
Mas hoje, mais do que partilhar factos super importantes da História do nosso país e de toda a Europa, quero partilhar as imagens das Linhas de Torres (Área de Paisagem Protegida) que vão ficar na nossa memória:
- Serra do Socorro
- Serra da Archeira
Será que consegui despertar a vossa curiosidade para irem também conhecer a Rota Histórica das Linhas de Torres?
****
Mais sugestões de passeios no Oeste:
Parque dos Monges, uma viagem no tempo cheia de adrenalina
Região Oeste em família: praias e visitas gratuitas
Nas Salinas de Rio Maior há sal sem mar
7 passeios para fazer no Centro de Portugal
****
Visitem também a nossa página de facebook e instagram
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO