Encontrar ou provar bolos e doces portugueses no Brasil não estava nas minhas prioridades.
Aliás, quando viajo faço sempre questão em descobrir novos sabores, pratos típicos dos destinos onde estou. Ter experiências gastronómicas diferentes daquelas a que estou habituada a ter em casa.
Mas também sei que quando se passa bastante tempo fora do nosso próprio país, sabe muito bem poder ter acesso a pequenos prazeres tradicionais que o nosso paladar reconhece facilmente.
Ora, nos vários passeios do outro lado do Atlântico, deparei-me com imensas réplicas das nossas especialidades de doçaria. Sim, é possível encontrar vários bolos e doces portugueses no Brasil! … Eu descobriu-os em diversos cafés, numa feira de rua e até num pequeno-almoço de um hotel.
Achei bastante piada, confesso (principalmente à Bola de Berlim com nome de Sonho e ao Pastel de Nata sem creme!). E não resisti a provar várias daquelas maravilhosas surpresas. Que algumas vezes, tinham nomes diferentes para uma apresentação semelhante à nossa e outras vezes tinham o mesmo nome para apresentações bem diferentes das nossas.
E o meu veredicto final é o seguinte: algumas daquelas especialidades estavam super aceitáveis (e faziam jus ao nome que envergam). Outras, apesar da apresentação ou nome serem iguais aos nossos, o sabor era bem diferente da versão que se encontra disponível actualmente em Portugal.
De qualquer forma, gostei muito de redescobrir este legado, estas histórias, estas sensações. Foi super divertido – e delicioso – recuperar aromas, sabores e toda esta cultura em comum.
Agora em imagens, algumas das minhas aventuras gastronómicas luso-brasileiras, com bolos e doces portugueses no Brasil:
PASTEL DE NATA
SONHO
BARRIGA DE FREIRA E PASTEL DE SANTA CLARA
TROUXINHA DE OVOS
PASTEL DE TENTÚGAL (e outros)
****
Outras experiências saborosas no Brasil:
- La Bicyclette, delícias internacionais no Jardim Botânico do Rio
- Brunch no Parque Lage à beira da piscina (e com vista para o Cristo)
- Caldinho de feijão no Bar Astor em São Paulo
****
Estamos no facebook e instagram
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO