A feijoada no Bar do Mineiro, em Santa Teresa – um dos bairros mais típicos do Rio – tem qualquer coisa…
Será do bairro onde está? Será do Bar, que na verdade é restaurante, com enormes portas escancaradas para o movimento da rua?
Será das cozinheiras sorridentes a espreitar na janela da cozinha? Será do chão desgastado e remendado? Será da fruteira em cima das mesas, como se de uma casa particular se tratasse?
Bom, acho que já entenderam que o lugar é dos mais simples e descontraídos que há. Um daqueles botecos mesmo à antiga, onde cabem todos.
Que eu vi turistas a chegarem de guia turístico na mão e a sentarem-se com ar de quem acabou de encontrar um tesouro. Vi fotos dos mais famosos artistas brasileiros espalhados pelas paredes forradas de azulejos brancos. E ainda vi molduras com recortes de jornais e revistas (nacionais e internacionais) a recomendarem a feijoada no Bar do Mineiro. Ah, pois vi!
Sim, a feijoada no Bar do Mineiro era deliciosa, aspecto e sabor de comida caseira mesmo … Mas querem saber? Não foi nem preciso a travessa chegar à mesa comprida com tampo de pedra e madeira (dividida com outros clientes) para eu me sentir aconchegada. Parte daquele ecossistema tão especial.
Reparem só nisto. Mesmo na mesa ao nosso lado, estava um português (a viver há muitos anos no Brasil) que nos perguntou se sabíamos recomendar um hotel na cidade pois tinha uns amigos com ele que precisava ajudar a alojar.
E pronto, é simples assim. A feijoada no Bar do Mineiro será sempre mais um motivo de nos fazer sentir em casa na Cidade Maravilhosa que é o Rio.
Devem saber que a feijoada é um dos pratos mais tradicionais do Rio de Janeiro, aliás do Brasil. E para ser completa deve ter: feijão preto, linguiça, arroz branco, couve mineira, farofa (farinha de mandioca) e rodelas de laranja.
Tem gente que diz que sábado é dia de feijoada e roda de samba. Com amigos ou com a família, tanto faz. Mas de uma coisa podem ter a certeza, a feijoada no Bar do Mineiro está sempre disponível no menu.
E antes ou depois do repasto, aproveitando que estão lá em cima no bairro, vivendo este tal real entrosamento na vida simples do Rio, recomendo também que peguem boleia no Bondinho de Santa Teresa. Aviso: é deslumbramento garantido para miúdos e graúdos.
****
Outras experiências gastronómicas no Brasil:
****
Estamos no facebook e instagram
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO