Começa hoje mais uma Feira do Livro de Lisboa.
Todos os anos quando se fala na Feira do Livro eu lembro-me imediatamente da professora Ana. Foi ela que apresentou ao meu filho Francisco a história do Cuquedo e depois de algum tempo a procurar a obra nas livrarias, finalmente encontrei-a numa Feira do Livro. Foi indescritível a alegria dos miúdos. Podiam finalmente mostrar-me em que consistia a história que repetiam constantemente.
“E quem é o Cuquedo?” perguntam vocês.
Para o Francisco é uma engraçada história infantil que usa e abusa da repetição. Durante meses contou esta história. Sabia-a de cor e mesmo que não conseguíssemos entender alguma parte da narrativa não podíamos ficar indiferentes à forma expressiva como ele a contava, vezes e vezes sem conta. Foi de tal modo, que consegui contagiar toda a família e em pouco tempo já todos contavam a história.
Ao longo das páginas do livro vai-se ficando a saber que há um grupo de animais, cada vez maior, que anda “de lá para cá e de cá para lá” à espera do Cuquedo que “é muito assustador, prega sustos a quem estiver parado no mesmo lugar”.
Apesar de já não ser a professora primária do Francisco (para mim é um nome muito mais carinhoso do que professora de 1º Ciclo) a professora Ana há-de ficar sempre nos nossos corações, pelo Cuquedo e por outras tantas mais histórias.
Pelos livros, pelos miúdos, pelas professoras todas que ensinaram os nossos filhos a ler ou só e apenas pelo passeio, tudo vale como desculpa para ir à Feira do Livro este ano. Só não vale ficar parado no mesmo lugar. Buuu!!
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO