No Festival da Abóbora de Lourinhã e Atalaia pretende-se recuperar algumas das mais saborosas tradições portuguesas.
Pretende-se celebrar a abóbora, esse excelente produto português (só a região da Lourinhã é responsável por mais de metade da produção nacional) e relembrar que todos os motivos são bons para juntar a família à volta de uma mesa farta de bons sabores típicos! 🙂
Sabem como gosto de conhecer novas culturas, mas confesso que me entristece saber que o nosso tradicional Pão-por-Deus (com as crianças a calcorrear as ruas carregando sacos de castanhas, avelãs, nozes ou batatas doces) está a perder terreno para o Halloween (essa festa nocturna, cheia de doces e travessuras que copiamos dos países anglo-saxónicos).
Então, se este Festival da Abóbora de Lourinhã e Atalaia consegue incluir um pouco das tradições portuguesas, já tem a minha aprovação!
E a Semana Gastronómica da Abóbora, a decorrer também até dia 30 de Outubro, é o pretexto perfeito para colocar a abóbora nos nossos pratos de uma forma bem original e saudável.
Pois!… Sabiam que cada 100 gramas de abóbora tem apenas 16 calorias? E que é um produto que ajuda a baixar o colesterol e a diminuir os ataques cardíacos?
Além de ser um produto muito versátil, pois tanto se pode comer na sopa, em puré ou em doce. E pode ser cozida ou frita, por exemplo. Por alturas deste Festival da Abóbora de Lourinhã e Atalaia, até surgem ideias tão criativas como colocar a abóbora em pizzas ou hambúrgueres. Com as 600 variedades de abóbora que existem, não será difícil escolher a mais adequada a cada fim.
Então, já sabem, bandas filarmónicas, ranchos folclóricos, músicos, artesãos e exposições de artesanato estão à espera de uma visita de 28 a 30 de Outubro! Para descobrir em família!
Estamos no facebook e instagram
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO