Sempre que se aproximam as férias em família, o cenário é o mesmo. Os pais tiram uns dias longe dos afazeres profissionais, os miúdos estão de folga das obrigações escolares e as famílias ficam com mais tempo livre. Ou seja, com mais oportunidades de partilharem experiências e momentos juntos.
Os dias maiores e as temperaturas agradáveis são uma ajuda preciosa para esticar as horas úteis de brincadeiras ao ar livre durante o Verão… Mas, em qualquer época do ano, é bom sair em família.
Muitas vezes faltam é ideias… Para onde ir, o que fazer com as crianças?… (estou a partir do princípio que fazer férias com os filhos é ponto assente na vossa agenda!) 😉
Ora, é para isso mesmo que eu aqui estou! Para vos relembrar que há muitas possibilidades, simples e económicas de entreter todos nas tão aguardadas férias em família. Porque, como devem saber, nem só em resorts tudo incluído ou viagens de avião se vivem grandes emoções e guardam boas memórias vividas com os miúdos.
Claro que as escolhas diferem sempre do orçamento e do tempo disponíveis, mas hoje quero concentrar-me apenas em ideias muito simples e económicas, de fácil acesso a todos.
É preciso também ter em conta as idades das crianças e as preferências pessoais de cada um, mas garanto-vos que há lugares que podem fazer as delícias de todos sem grandes deslocações, logísticas e gastos!
Já sabem, a regra número UM de todas as férias em família é sempre a mesma: DESCOMPLICAR.
E a regra número DOIS é: DIVERSÃO.
Dito isto, convém relembrar que há muitos passeios que podem ser feitos a pé, de bicicleta, de comboio ou até de barco (em oposição ao habitual carro). E que essa viagem pode ser, só por si, transformada numa grande aventura. É pois importante saber aproveitar o caminho propriamente dito e não apenas o destino.
Por outro lado, se há um trajecto que habitualmente fazem de carro basta serem um pouco originais durante as férias em família, fazendo o mesmo percurso de uma outra forma, por exemplo de autocarro ou até mesmo a pé. Mas também devem tentar descobrir outras rotas ainda não percorridas.
Podem ainda promover a primeira viagem de comboio, de metro, de barco das crianças … Mesmo que a distância seja curta, o importante é a experiência gira que lhes estão a proporcionar.
Há também os lugares perto de casa, grátis, e invariavelmente divertidos: jardins, praias e parques infantis, que estão sempre lá é verdade, mas sabem melhor quando não há horários a cumprir e o ambiente é de puro lazer. Não se esqueçam ainda que uma simples bola ou um piquenique podem fazer perfeitos milagres! 🙂
E claro, todos aqueles lugares que nós pais nos lembramos de ir em criança (e que continuam lindos), eventualmente numa visita de estudo escolar e depois nunca mais lá voltámos, mas dos quais guardamos boas memórias. Poder reavivar isso tudo agora com os nossos próprios filhos em grutas, museus, monumentos pode ser fantástico.
****
Mais ideias e sugestões de passeios para as férias em família em Portugal:
- Jardim da Estrela
- Jardim da Gulbenkian
- Jardim do Passeio Alegre
- Jardim Buddha Eden
- Grutas da Moeda
- Grutas de Mira de Aire
- Salinas de Rio Maior
****
Estamos no facebook e instagram
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO
2 Comentários
Fantástica está partilha.
Dá excelentes ideias e opções de bons locais a visitar.
Obrigado e bem hajam
Muito obrigada Mário. Continuação de boas viagens!