Durante as viagens que faço com a minha família, tento sempre provar e dar a provar aos meus filhos a comida e os pratos mais tradicionais de cada região ou país.
Eles normalmente são curiosos e gostam de provar um pouco de tudo (mesmo que depois digam que “não gostamos assim muito, mãe”…mas pelo menos ficaram a conhecer). Em regra, e por precaução peço apenas um prato de algo que não sabemos bem o que é, se gostarem até podemos repetir, senão pedimos outra coisa que conhecemos minimamente.
E depois há aqueles viajantes (não sou eu), que regressados a casa, tentam recriar algumas das delícias gastronómicas que provaram mundo fora e há ainda quem até escreva livros sobre isso – pelo mundo com os tachos ou comer o mundo, são exemplos disso.
Mas quem me segue já sabe que eu não consigo fazer isso, porque gosto pouco de cozinhar…apesar de ser apreciadora de boa comida. E foi bastante reconfortante saber que não sou a única, que afinal há mais pessoas como eu, que até se juntaram e gerem um blog com essa temática!
Foi pelo menos essa conclusão a que cheguei há uns tempos, quando “encontrei” o blog brasileiro Destemperados que trata disso mesmo e que me pôs de sorriso na cara pela frontalidade e forma divertida como encaram tudo isto.
Esta é a apresentação do blog:
Destemperados é um time com quase 100 Food Hunters espalhados por todo o Brasil, que não são especialistas em nada, não sabem cozinhar e nem distinguir direito o orégano da manjerona. Só querem comer e beber bem, em qualquer lugar.
E estes são os seus 10 mandamentos:
10 Mandamentos
Aqui você encontrará muitas das idéias que acreditamos e que pautam tudo que fazemos no Destemperados. Este post também ajuda a explicar para tantas pessoas que não entendem uma ou outra coisa do nosso estilo e formato.
- 1. Não perderás o foco
- Destemperados tem um foco em apresentar experiências gastronômicas atraentes e inspiradoras, e não a pretensão de aprender a cozinhar ou de concorrer com guias que avaliam e classificam lugares.
- 2. Não perderás a essência
- Não somos especialistas em nada. Não conhecemos muitos temperos e condimentos, e muito menos identificamos qualquer aroma em um vinho ou em um café. Nosso objetivo é experimentar de tudo, mas apresentar somente aquilo que tiver sido realmente bacana na nossa opinião.
- 3. Entenderás o todo
- Acreditamos que uma experiência gastronômica não está apenas na comida. Tudo conta. A decoração, o clima, o atendimento, o serviço…Isso tudo e mais um pouco é o que realmente constrói uma experiência inesquecível.
- 4. Respeitarás o próximo
- Não somos donos da verdade, nem queremos ser. Colocamos apenas o nosso ponto de vista e estamos sempre abertos para aprender e discutir outras visões.
- 5. Serás flexível
- Gostamos de experimentar de tudo. Tudo é válido como experiência de vida.
- 6. Pagarás a conta
- Pagamos a conta de todos os lugares que visitamos para poder falar o que pensamos, se a gente decidir que a experiência é válida.
- 7. Abrirás as portas
- Isso tudo só tem vida com a participação das pessoas. Adoramos receber dicas de lugares, mais ainda quando tiram fotos e contam pra gente publicar aqui. Isso sem falar na caixa de comentários que dá vida a cada um dos posts. Sugestões, críticas, novas idéias… Tudo é bem vindo. Quanto mais gente participar, melhor!
- 8. Não manipularás
- Fazemos questão de sempre tirar as fotos dos lugares. E não manipulamos as imagens. Gostamos de apresentar exatamente aquilo que todo mundo recebe quando o prato chega na mesa. 100% verdade.
- 9. Serás legitimo
- Os relatos são sempre informais, do nosso jeito, na primeira pessoa, com as nossas palavras e gírias, mesmo que isso incomode algumas pessoas. Basicamente como se um amigo estivesse contando pro outro, sem filtros.
- 10. Não avaliarás
- Acreditamos que gostar ou não de um restaurante depende do background, das expectativas e do gosto de cada um. Não nos sentimentos aptos a avaliar nada justamente por não sermos especialistas. Se vale ou não a pena, é por sua conta e risco. Mas se está aqui, pelo menos pra gente valeu.
E o mais engraçado é que ainda há outro membro desta família, qualquer coisa como uma versão júnior, que é o blog Destemperadinhos.
Lá estão dicas e ideias para famílias viajantes e definem-se assim:
Crianças na mesa? Crianças na bagagem? Então vem com a gente comer bem e se divertir por aí. Com um olhar de consumidor, Alexandra Aranovich e sua trupe viaja por aí atrás de experiências gastronômicas memoráveis e programas inspiradores em família. Reúna a turma e vambora!
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO