O Palácio Nacional de Mafra está a pouco mais de 30 minutos de Lisboa e a 10 km da praia da Ericeira, sempre com bons acessos.
O que faz dele um excelente motivo para ir também conhecer a região de Mafra um pouco melhor. Inspirem-se aqui: o que visitar em Mafra num dia, entre cultura e natureza.
A primeira pedra da Real Obra de Mafra foi lançada a 17.11.1717.
Sim, a 17.11.2017 inicia-se a comemoração dos 300 anos do Palácio Nacional de Mafra.
A sua construção (que demorou décadas a finalizar) veio a revelar-se uma majestosa obra para a época. Tudo começou por ordem do rei D. João V, com um modesto plano para edificar um pequeno e simples convento para 13 frades.
Depois, com a chegada do ouro do Brasil, a obra foi ganhando uma dimensão verdadeiramente invulgar em Portugal até chegar à ocupação de cerca de 4 hectares (37.790 m2) com 1.200 divisões, 156 escadarias, mais de 4.500 portas e janelas…
É considerado o mais importante monumento do barroco em Portugal e tem um conjunto de dois carrilhões (sinos afinados musicalmente entre si) com 92 sinos, que constituem o maior conjunto histórico do mundo.
Está dividido em várias áreas:
- Paço Real
- Convento
- Basílica
- Biblioteca
Estes são alguns monumentos arquitectónicos europeus, considerados contemporâneos do Palácio Nacional de Mafra:
- Palácio de Versailles (França)
- Palácio Real de Madrid (Espanha)
- Catedral de Santiago de Compostela (Espanha)
- Palácio Real e Cascatas de Caserta (Itália)
- Circus de Bath (Inglaterra)
Outra particularidade do Palácio Nacional de Mafra, é que foi cenário de episódios que marcaram para sempre a História de Portugal. Por exemplo, foi lá que:
- Viveu D. João, príncipe regente do trono português (mais tarde D. João VI), antes da transferência da corte para o Brasil em finais de 1807
- Dormiu D. Manuel II (último rei de Portugal), a sua última noite antes da implantação da República a 5 de Outubro de 1910
O Palácio Nacional de Mafra tem a tutela da Direcção Geral do Património Cultural, fazendo assim parte dos museus e monumentos que são gratuitos todos os domingos e feriados.
Um bom incentivo para ir conhecer esta obra que ainda hoje deslumbra pela sua complexidade, harmonia e grandiosidade, certo?
Como já deu para entender, andei a pesquisar um pouco sobre o Palácio Nacional de Mafra! E encontrei detalhes tão interessantes que decidi fazer uma lista de A a Z.
Divirtam-se então com algumas destas descobertas que agora aqui partilho de uma forma original… acredito que até os miúdos vão gostar de ler. 😉
Palácio Nacional de Mafra
Curiosidades de A a Z
****
PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA
Morada
Terreiro D. João V
Mafra, Portugal
Telefone
+351 261 817 550
Horário
Das 9h30 às 17h30
Encerra às terças-feiras e nos dias 1 de Janeiro, domingo de Páscoa, 1 de Maio, 25 de Maio e 25 de Dezembro.
Bilhetes (em nov. 2017)
- Adulto: € 6
- Criança (até aos 12 anos): grátis
- Bilhete de família (4 pessoas): desconto de 50%
Entrada gratuita para residentes em Portugal todos os domingos até às 14h.
****
Estamos no facebook e instagram
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO