As praias do Oeste são quase todos fantásticas. Sim, já sei, um bocadinho ventosas também… E a água nem sempre tem uma temperatura muito convidativa, mas vá, têm outras tantas vantagens que as tornam irresistíveis.
Assim – de Torres Vedras a Leiria – e na impossibilidade de conseguir conhecer todas as praias do Oeste para criar esta lista, tive de fazer uma triagem.
Comecei logo por escolher apenas lugares com Bandeira Azul: aquele símbolo de qualidade ambiental que premeia anualmente praias fluviais ou costeiras com um conjunto de critérios tais como informação ambiental, qualidade da água ou segurança (apesar de às vezes nem toda a extensão da praia estar galardoada).
Depois, também queria fugir à tentação de fazer uma lista tipo “as melhores praias do oeste”. Porque acho que a classificação “melhor” pode ser demasiado subjectiva.
Eu cá prefiro sempre simplificar. Prefiro tornar tudo o mais confortável possível para todos. E por isso, gosto de usar classificações práticas e equilibradas tal como acho que devem ser as férias em família.
Para mim, ter uma longa escadaria para subir ou extenuantes caminhadas para fazer até chegar ao carro no final do dia, querer um apoio de praia e não encontrar, desenquadra-se totalmente do conceito de “melhor”.
Lugares desses até poderão funcionar em casos muito específicos, em visitas especiais ou experiências esporádicas, mas não cabem agora nesta lista que pretende ser uma inspiração com ideias facilmente replicáveis numa próxima viagem que queiram fazer com os vossos miúdos.
Nesta listagem escolhi então apenas praias do oeste com bons acessos e estacionamento. Com boas estruturas e serviços – nadador salvador, primeiros socorros, restaurantes, esplanadas, lojas, ambiente familiar e condições do mar aceitáveis para banhos familiares – que considero serem itens que fazem toda a diferença na qualidade dos momentos passados entre várias faixas etárias.
Ainda assim, todas estas praias do oeste aqui listadas são únicas e encantadoras. Todas têm bonitas paisagens para apreciar e tantos passeios para descobrir.
7 Praias do Oeste com Bandeira Azul
De Torres Vedras a Leiria, conheçam então estas fantásticas extensões de areia e mar:
1. SANTA CRUZ
É uma praia urbana, com muitos serviços, animação e afluência de famílias. Bares, restaurantes e esplanadas percorrem a orla costeira, que são o abrigo perfeito para dias de mais vento ou nevoeiro.
2. AREIA BRANCA
Está dividida por várias zonas. Tem barracas de pano para alugar e muitas actividades desde mini-golfe a aulas de surf.
3. CONSOLAÇÃO
É conhecida pelas propriedades de uma argila que dizem ser terapêutica. Mas é a extensa praia de areia que mais encanta os pequenitos.
4. BALEAL
Existem as praias do Baleal Norte e Baleal Sul, separadas pela passagem para um bonito pedaço de terra que todos chamam de ilha mas na verdade não é (tem a tal ligação por terra). O mar, excelente para banhos, está sempre salpicado de surfistas.
5. FOZ DO ARELHO
Tem um grande areal, que anualmente muda de configuração porque se encontra na confluência da Lagoa de Óbidos que tem vindo a alterar de dimensão ao longo dos anos. Para banhos, existe assim a opção mar (habitualmente agitado) e a opção lagoa, com ausência de ondulação.
6. SÃO MARTINHO DO PORTO
Está numa baía de deslumbrante beleza natural e águas muito tranquilas. As arribas à volta protegem do vento e há muitas actividades náuticas disponíveis. Existe uma esplanada e um parque infantil mesmo em cima da areia.
7. NAZARÉ
É conhecida pelo tradicional traje das sete saias e o peixe a secar ao sol na areia. Tem um grande e agradável calçadão, um mar nem sempre fácil para banhos, mas não se livra da fama da praia mais típica de Portugal.
Mais ideias:
7 Passeios em família no Centro de Portugal
7 Passeios em família muito perto de Lisboa
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO