Em todas as praias no Brasil por onde já passei, descobri um detalhe bem diferenciado e divertido.
Em algumas delas encontrei experiências muito únicas e especiais, enquanto que noutras reparei em oportunidades giras para a prática de desportos mais ou menos radicais.
Eventualmente até já sabem que ir à praia em território brasileiro é uma das grandes diferenças entre Portugal e Brasil que me surpreenderam bastante da primeira vez que lá estive.
E claro que a grande maioria das praias no Brasil tem os habituais pontos em comum: a boa temperatura da água, os bares na praia, as mesas e cadeiras em cima da areia com serviço personalizado ou até um qualquer vendedor mais original que acaba sempre por aparecer …
Mas acredito que as condições naturais existentes (mais o emblemático espírito empreendedor dos brasileiros) também ajudam a chegar àquilo que eu encontrei em várias praias no Brasil: possibilidades desportivas interessantes para os visitantes usufruírem.
Desde o mais básico (canoagem, stand up paddle …) ao mais radical (slide, parapente…). E é precisamente nessas opções mais avançadas em adrenalina que gosto de me concentrar, até pela novidade e pelos filhos vidrados em grandes emoções que tenho. 😉
São então dicas úteis para famílias com crianças e adolescentes (como os meus), que aguentam muito pouco tempo sossegados e apenas estendidos na areia!
Por isso, já me habituei a procurar complementos aos tradicionais banhos de sol e mar. Sendo que o desporto é sempre uma boa opção: oportunidade para fortalecer cumplicidades, alimentar a curiosidade e gastar energias, certo?
Seguem agora as minhas sugestões desportivas para entreter toda a família em 4 diferentes praias no Brasil, (tudo realizado e aprovado):
ANGRA DOS REIS
Passeio de barco ou lancha: O melhor de Angra dos Reis é mesmo a exuberante paisagem envolvente. Diz-se que existe uma ilha para cada dia do ano – 365, portanto.
Ora fica o aviso: percorrer parte deste magnífico cenário verdejante e natural por mar, é ter assim acesso a pequenas praias quase desertas (caminhadas por trilhas incluídas) com perpectivas muito diferentes dos passeios mais comuns. É deslumbramento puro, só vos digo!
ARRAIAL D´AJUDA
Parapente: Sim, tenho uns filhos super adeptos de novas experiências e sensações fortes. Portanto foi muito giro conseguir usufruir deste desporto radical numa praia com condições ideais para a sua prática (vento e elevações bem perto da areia).
E sobrevoar as cabeças de quem passeia na praia é realmente memorável!
ITACARÉ
Surf: O surf em si não é grande novidade. Mas a diferença aqui está que pode ser praticado sem qualquer fato, devido à elevada temperatura da água.
Em Itacaré existem várias praias com diferentes características (há sempre uma com boas ondas) e também várias escolas onde se podem aprender as técnicas ou apenas alugar o material necessário.
MORRO DE SÃO PAULO
Slide (tiroleza): Se no Morro de São Paulo a vegetação e as elevações estão lado a lado com as boas praias de areia fina, estão assim criadas as condições para a prática de desportos radicais em cenários idílicos.
Neste caso, um slide que inicia no cimo de um monte e acaba no mar (com a ajuda de instrutores). Conclusão: proporciona vistas magníficas e momentos bem passados para pais e filhos.
A quem interessar, mais dicas para as viagens ao Brasil:
- 29 expressões brasileiras que têm mesmo de conhecer
- O jeito especial de falar dos brasileiros
- 9 cidades brasileiras para visitar em família
- 6 lugares a visitar no centro do Rio de Janeiro
- Aos domingos, a Avenida Paulista é para as pessoas
****
Visitem também a página de facebook e instagram
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO