O Brigadeiro de chocolate negro, o original, é sem dúvida o meu preferido. Eu sei que há de chocolate branco, com maracujá, banana, morango, laranja, pimenta, mel, cerveja, pintarolas, frutos secos ou gelatina, sem lactose, glúten ou açúcar…
Enfim, não faltam opções, para aquela que será talvez a sobremesa mais famosa e tradicional do Brasil. É mesmo um doce muito querido pelas famílias brasileiras.
E sim é típico, mas também é tratado com muito respeito e carinho. Eu até já vi lojas gourmet exclusivamente dedicadas ao brigadeiro.
Mas agora vos pergunto. Alguma vez se interrogaram qual é a origem do nome brigadeiro?
Eu conheço uma história bem original! Que vos contar agora. Reparem só:
Em 1945, depois da Segunda Guerra Mundial, o brigadeiro Eduardo Gomes candidatou-se à presidência da República do Brasil. Consta que ele tinha bastante sucesso entre as mulheres.
Então, num bairro de São Paulo, um grupo de fãs organizou festas de apoio à sua candidatura com distribuição deste pequeno doce, feito de leite condensado e chocolate. Foi tão apreciado que começou a ser feito com o intuito de arrecadar fundos.
Reparem até neste divertido slogan de campanha:
“Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro“.
Não é o máximo? 🙂
Mas enfim, apesar de todo o esforço, o brigadeiro Gomes não venceu a tal eleição, mas o nome do doce pegou. E lá passámos a chamar brigadeiro a este sabor.
Outra curiosidade muito trendy e internacional: em alguns países, o brigadeiro é conhecido como “trufas brasileiras”, pois a sua textura suave relembra mesmo as trufas francesas.
Ora, para todos os que já estão de água na boca, saibam também que a receita do brigadeiro é super fácil e rápida de fazer (até para mim, que me ajeito tão pouco a cozinhar!).
E a parte boa é que as crianças também podem ajudar. Dividam tarefas. Elas ficam com a parte de fazer as bolinhas. Vai parecer uma brincadeira. Mas no fim, aposto que vão gostar de ter brigadeiros deliciosos para o lanche. Feitos por eles!
Aqui fica então uma receita que rende 30 porções, sem grandes segredos (ou cozinha desarrumada).
Brigadeiros para experimentarem em breve:
INGREDIENTES
- Manteiga – 1 colher de sopa
- Leite condensado – 1 lata
- Chocolate em pó – 4 colheres de sopa
- Chocolate granulado – 1 Pacote
PREPARAÇÃO
- Despejar o leite condensado numa panela
- Juntar o chocolate em pó e misturar bem
- Juntar a manteiga e deixar em lume brando
- Mexer sempre até a mistura despegar da panela
- Despejar a mistura num recipiente untado com manteiga
- Deixar arrefecer e moldar pequenas bolinhas com a mão
- Passar as bolinhas pelo chocolate granulado
- Colocar as bolinhas nas formas de papel
E já está! Depois só falta saborear cada brigadeiro com as memórias quentes do Brasil bem presentes.
Bom apetite! 🙂
****
Espreitem também:
- Museu do Amanhã no Rio de Janeiro
- Caldinho de feijão em São Paulo
- Sabem porque é que o Cristo Redentor tem os braços abertos?
****
Estamos no facebook e instagram
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO
2 Comentários
Jesus! Eu achava que brigadeiro era uma coisa universal kkk Comemos ele enroladinho nas festinhas de aniversário, especialmente de criança. Em casa comemos de colher, no prato ou até mesmo na panela! É um vício!
Agora já começa a ser mais usual encontrar brigadeiro nas festas em Portugal, mas a melhor receita é sempre a brasileira! 🙂