Marquem na agenda: Semana Gastronómica da Abóbora de 22 a 30 de Outubro de 2016 na Lourinhã, Portugal.
É um evento inserido no Festival da Abóbora, com 12 restaurantes aderentes que desenvolveram uma ementa especial, onde a abóbora – ingrediente com vários benefícios para a saúde e muito versátil – está sempre presente, desde a sopa à sobremesa.
E esperem novidades, surpresas inesperadas (pizzas ou hambúrgueres, por exemplo) lado a lado com as tradicionais sopas, filhoses e doces.
Eu fui experimentar uma dessas ementas especiais. A sugestão do restaurante Noiva do Mar, na praia do Porto das Barcas, perto da Lourinhã, na região oeste de Portugal.
E apesar desta ter sido uma refeição a trabalho e não em família, estive super atenta aos detalhes que podem agradar a miúdos e graúdos, para um dia talvez lá voltar com eles e para vos deixar desde já aqui as minhas dicas.
Existem cadeirinhas de refeição disponíveis para os pequeninos, o estacionamento é fácil e o acesso a carrinhos de bebé também. Em frente aos grandes vidros do restaurante, com uma desafogada vista para o mar, existe um enorme terraço.
As crianças (que como sabemos não páram quietas durante muito tempo no mesmo lugar) podem lá correr e brincar livremente enquanto os pais, se quiserem, podem ficar de olho desde as enormes janelas do restaurante.
Porque apesar do ambiente requintado e elegante, este é um restaurante descontraído e com um atendimento muito simpático onde todos se devem sentir bem-vindos.
Uma nota importante para os teens desconectáveis, existe wifi (sim, eu sei, viajar com adolescentes é uma constante negociação…).
Mas voltando à Semana Gastronómica da Abóbora, esta é a ementa do restaurante Noiva do Mar desenvolvida pelo chef Joaquim Matias:
Sopa: Creme de abóbora com pevides de abóbora e alecrim
Entrada: Camarão camarelizado com toque balsâmico, puré de abóbora e batata doce
Peixe: Tranche de pescada com essência de abóbora e acompanhamento de abóbora frita
Carne: Lombinhos de porco ibérico e acompanhamento de arroz de abóbora
Sobremesa: Crepes de doce de abóbora com amêndoas e abóbora cristalizada
Convém dizer que apesar da repetição do ingrediente abóbora, o conjunto final pareceu-me bem menos enjoativo do que poderia pensar. Todos os pratos tinham uma apresentação lindíssima e um cuidado extremo ao conjugar diferentes sabores e ingredientes típicos da região.
Eu gostei muito da criatividade das pevides sem casca na sopa. Da mistura do puré de abóbora e batata doce na entrada. Da textura macia da abóbora frita no prato de peixe. Da delicadeza da carne com o seu respectivo molho (que tinha aguardente sem tal se notar) no prato de carne. Das amêndoas estaladiças, envolvidas no doce, dentro do fino crepe na sobremesa.
O preço total desta ementa durante a Semana Gastronómica da Abóbora é de 20 euros com prato de peixe ou carne e de 25 euros com ambos, (prato de carne e peixe). As bebidas não estão incluídas.
Se gostarem, não percam também a oportunidade de provar a Aguardente D.O.C. da Lourinhã. Para mim é forte demais, mas é muito bom saber que Portugal tem produtos de excelência reconhecidos internacionalmente.
E sabem como me encanta saber pequenas histórias dos lugares ou das gentes por onde passo. Por isso gostei de saber que este resort Noiva do Mar, onde está o restaurante com o mesmo nome, é gerido familiarmente e mantém o mesmo sítio onde décadas atrás existiam viveiros de marisco pertencentes à mesma família.
Aproveitem para o visitar durante a Semana Gastronómica da Abóbora, mas se não conseguirem, saibam que o restaurante Noiva do Mar está aberto todos os dias, ao almoço e ao jantar para hóspedes e público em geral.
Está até muito perto do lugar onde se realiza o evento Festival da Abóbora, a decorrer de 28 a 30 de Outubro, na localidade de Atalaia (a 3 km da Lourinhã). Por isso pode ser uma boa sugestão para uma refeição ou até para o alojamento (parece que o resort tem apartamentos muito confortáveis para as famílias).
Porque já devem saber, o Festival da Abóbora merece uma visita (tem exposições, gastronomia, artesanato e muita animação para toda a família). Mas pode servir apenas como mais um motivo para apreciarem esta sempre linda e fantástica região, com:
- As belas e extensas praias
- Os Moinhos de Vento
- O Museu da Lourinhã (sim, estão lá os ossos de dinossauros encontrados na zona e tantas outras histórias)
E sabiam que a Lourinhã é conhecida como a Capital dos Dinossauros? Pois é. Sei bem como os miúdos deliram com estas coisas. Para os pais fica a informação que a cidade está a 85 km de Lisboa, a 77 km de Santarém e a 90 km de Leiria. Ou seja, tudo boas razões para mais um bom passeio em família! 😉
****
Restaurante Noiva do Mar
Estrada do Vale Bravo
Atalaia, Lourinhã, Portugal
www.noivadomar.pt
****
Estamos no facebook e instagram
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO